Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de Abril de 2018

  • 23/12/2017
  • 15:05
  • Atualização: 15:37

Deputado Alceu Moreira destaca papel de Sperotto na mudança da agricultura gaúcha

Presidente da Farsul morreu neste sábado aos 79 anos

Deputado Alceu Moreira destaca papel de Sperotto na mudança da agricultura gaúcha | Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

Deputado Alceu Moreira destaca papel de Sperotto na mudança da agricultura gaúcha | Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) destacou a importância de Carlos Sperotto na modernização da agricultura no Rio Grande do Sul. O presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) morreu neste sábado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

De acordo com o parlamentar, Carlos Sperotto foi o grande responsável pela evolução do agronegócio gaúcho nos últimos 20 anos, período que esteve à frente Farsul. “Vinte anos atrás, a agricultura estava se organizando da porteira para dentro. Nós pagávamos as despesas em cima de um trator, não se calculava a competitividade além da porteira. Depois disso, a agricultura se transformou em agronegócio. Criou-se a consciência de que tem de se fazer um processo empresarial. Os agricultores perceberam que era preciso controlar tudo”, disse Moreira ao destacar a importância da liderança de Sperotto na Farsul.

“Passamos 200 anos fazendo agricultura da mesma forma e nos últimos 20 anos mudamos tudo. Estamos com uma lavoura dominada pela tecnologia”, completou.

Carlos Sperotto tinha 79 anos e lutava contra um câncer no esôfago desde 2016. Ele deixou a esposa e quatro filhos. Sperotto era presidente da Farsul desde 1997 e estava em seu sétimo mandato.