Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

  • 12/10/2017
  • 09:43
  • Atualização: 13:36

Chuva em Porto Alegre ultrapassa média histórica de outubro

Em 60 horas, volume da precipitação chegou a 120 milímetros

Chuva bloqueou ao menos 37 ruas em Porto Alegre  | Foto: Alina Souza / CP

Chuva bloqueou ao menos 37 ruas em Porto Alegre | Foto: Alina Souza / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Em 60 horas, choveu 120 milímetros em Porto Alegre. O volume supera a média histórica do mês de outubro, que é de 114,30 milímetros. Apesar do grande volume de precipitação, não há registros de alagamentos nesta quinta-feira na cidade, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Um dos locais mais críticos da cidade é o entorno da sede da Polícia Rodoviária Federal, no bairro Humaitá. No cruzamento da rua José Pedro Boéssio e a avenida José Aloisio Filho, a água cobria o asfalto até o cordão do canteiro, dificultando a passagem de veículos. Muitos optavam por desviar do local. Na descida da alça do viaduto na avenida Ceará, o acúmulo de água também era grande, mas não chegou a impedir a passagem dos carros. Na avenida AJ Renner, em alguns trechos, os motoristas precisavam ter atenção com a água que ainda estava concentrada junto à calçada, mas sem trazer maiores transtornos.

Um galho de grande porte de uma árvore que caiu na rua Doutor Timóteo, provocando o bloqueio temporário da via, obrigando os motoristas a fazerem roteiros alternativos, enquanto que as equipes da EPTC e da Defesa Civil faziam a retirada do vegetal.

• Duas unidades de saúde de Porto Alegre suspendem atendimento devido a alagamentos

Previsão do tempo

Na noite da quarta-feira,  houve uma pausa na chuva, mas o ar quente que elevou a temperatura a 34ºC no Noroeste do Estado ganhou força e consolidou a instabilidade sobre todo o Rio Grande do Sul neste feriado de Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, na sexta-feira, a chuva permanece em parte do dia. Da tarde para a noite, a instabilidade cede. Uma melhora gradual começa no sábado,mas ainda pode ter chuva ou garoa.

Equipes da prefeitura mantêm os atendimentos das ocorrências por causa da chuva. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera no atendimento a situações de risco e emergência. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

• Confira a previsão do tempo para todo o Estado nesta quinta-feira