Correio do Povo

Porto Alegre, 17 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
26ºC
Amanhã
19º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

30/04/2013 20:52 - Atualizado em 30/04/2013 21:08

Casamento coletivo celebra amor de 29 casais em Porto Alegre

Evento no Palácio da Justiça também teve renovação de votos matrimoniais

Casamento coletivo celebra amor de 29 casais em Porto Alegre
Crédito: Mauro Schaefer

A emoção tomou conta da Galeria dos Casamentos no Palácio da Justiça, nesta terça-feira. O motivo foi a sexta edição do Casamento coletivo, realizado pelo Memorial do Judiciário, em parceria com Judiciário, Corregedoria-Geral da Justiça e Cartório da 1° Zona de Porto Alegre. Desta vez, além da tradicional formalização dos casamentos, o evento trouxe uma novidade: a renovação dos votos.

Foi o que aconteceu com o casal Aldair Lopes Pithan e Leopoldina Petry Pithan, que na década de 1970, casaram-se no mesmo local. A iniciativa surgiu do marido, ao organizar uma surpresa especial para a esposa em comemoração aos 50 anos de matrimônio do casal. “Para nós é uma realização estarmos juntos esses anos todos com uma família maravilhosa formada a partir desta união”, destacou emocionada a esposa, de 73 anos, mãe de três filhos, vó de seis netos e bisavó de três bisnetos.

Além da renovação dos votos, o dia foi especial para comemorar o aniversário de 87 anos do enfermeiro aposentado. “Foi um momento de muita emoção, onde quase chorei ao ver a foto de amigos já falecidos, padrinhos do nosso casamento. Respirei fundo e consegui conter as lágrimas, pois numa data como esta eu só tenho a sorrir e comemorar”, revelou.

Na galeria, uma foto com a imagem da cerimônia na década de 1970 foi colocada no espaço em homenagem ao casal. Foi em frente a esta imagem, que os noivos trocaram novamente as alianças, emocionando a todos no recinto, inclusive o desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. “Foi um momento muito significativo, porque estiveram presentes, renovando as juras de amor e os votos de compromisso, o casal que se matrimonial aqui há mais de 50 anos. É algo muito emocionante”, observou.

Ao todo, 29 casais foram formados. A atividade, que é isenta de gastos noivos sem condições de pagar pelos procedimentos, é realizada duas vezes ao ano com o objetivo de resgatar as cerimônia que aconteciam tradicionalmente no local nas décadas de 1960 e 1970.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo





» Tags:Casamento


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.