Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 22 de Abril de 2018

  • 01/01/2018
  • 18:17
  • Atualização: 18:30

Porto Verão Alegre começa nesta semana

Festival conta com 81 espetáculos em 2018

Infantil

Infantil "Nasbecolândia" será encenado no primeiro dia do festival | Foto: Adriana Marchiori / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A primeira semana do ano será marcada pelo início do Porto Verão Alegre 2018. A 19ª edição do festival começa na sexta-feira e se estende até 8 de fevereiro com uma programação que contempla 81 espetáculos e 10 diferentes espaços da Capital. Os ingressos estão sendo vendidos desde dezembro e, antecipadamente, custam R$ 30. Na hora das apresentações, o valor será de R$ 40. As vendas ocorrem no site e também nas bilheterias do 3º andar do Praia de Belas Shopping e do Casarão Verde do DC Shopping. Ingressos para os espetáculos que ocorrem no Theatro São Pedro e no Teatro do Bourbon Country devem ser obtidos nas respectivas bilheterias.

Somente para a sexta-feira, estão agendadas sessões de quatro espetáculos. O infantil "Nasbecolândia", que é inspirado no conto "O Alfaiate Valente", dos irmãos Grimm, será encenado a partir das 16h no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). Já "O Anexo Secreto", baseado em "O Diário de Anne Frank", ganhará o palco da Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307), a partir das 21h. "Só para maiores" também terá uma sessão a partir das 21h, no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5311).

Grande destaque da programação do festival em 2018, "Pequeno trabalho para velhos palhaços" também estreia na sexta. Correalização do Porto Verão Alegre, a montagem tem texto de Matei Visnièc, direção de Adriane Mottola e elenco formado por Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão Barbosa. Em cena, eles vivem três palhaços desempregados que se reencontram quando se candidatam a mesma vaga de emprego. O clima saudoso e amistoso dos velhos amigos logo dá lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência. O espetáculo será apresentado no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), às 21h. 

Ao longo da agenda do evento, outros espaços que receberão montagens serão o Centro Histórico-Cultura Santa Casa, o Instituto Ling, o Teatro do Bourbon Country, o Teatro de Arena, o Teatro do Instituto Goethe e o Teatro do Sesc. Das 81 produções que estarão em cena, 40 serão apresentados pela primeira vez no festival - destas, quatro farão sua estreia nacional nos palcos no próprio Porto Verão Alegre, incluindo "Pequeno trabalho para velhos palhaços". Além da programação de espetáculos, serão oferecidos eventos e oficinas gratuitas, através de organizações parceiras como a Galeria Mamute, o Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG) e a Associação do Centro Cultural Cia de Artes.