Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

  • 14/02/2018
  • 15:26
  • Atualização: 17:53

Autor de livro que inspirou "13 Reasons Why" é envolvido em escândalo sexual

Netflix disse que Jay Asher não participa no segundo ano da série

Ele foi expulso da  Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis | Foto: Sherry LaVars / Divulgação / CP

Ele foi expulso da Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis | Foto: Sherry LaVars / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Dois dias depois da Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis (SCBWI, da sigla original) expulsar Jay Asher, o autor do livro que deu origem à série "13 Reasons Why" por alegações de assédio, a Netflix anunciou que ele não participou dos novos episódios do seriado. Em um comunicado ao site Entertainment Weekly, um porta-voz da empresa disse que "o autor não esteve envolvido na segunda temporada e que o novo ano não será impactado de maneira alguma". Asher trabalhou como consultor na primeira leva de capítulos da adaptação de sua obra.

Na segunda-feira, o diretor executivo da SCBWI, Lin Oliver, anunciou a exclusão do autor e do ilustrador David Diaz da instituição. "As acusações foram investigadas e, como resultado, eles não são mais membros e tampouco aparecerão em nossos eventos no futuro", afirmou. Ele não deu detalhes sobre o caso, enquanto Asher disse que deixou a organização voluntariamente. "Estou envergonhado de mim mesmo e da dor que nossas ações causam em nossas famílias. Durante a última década de assédios relacionados a esses envolvimentos, eu nunca retaliei. Vou seguir deixando meus acusadores na condição anônima para poupá-los de ainda mais sofrimento”, rebateu.

Na primeira temporada, o seriado acompanhou o estudante Clay Jensen (Dylan Minnette) enquanto ele escuta às 13 fitas deixadas por Hannah Baker (Katherine Langford) nas quais a jovem detalha as circunstâncias que a levaram a cometer suicídio. Já para a segunda, não há mais informações, nem mesmo data de estreia, mas acredita-se que mostrará como a morte da menina afetará a vida dos envolvidos.